TACONVIDA com Kelly Couto

Como você tem se comunicado com o seu público?

Estudos de mercado apontam que a América Latina prevê um crescimento de mais de 151 milhões de consumidores digitais até o final de 2019

Digamos que você tenha alugado uma loja em uma das avenidas mais movimentadas de uma grande Metrópole, por exemplo, a 25 de março, localizada em São Paulo, e que o número aproximado de pessoas que passam na porta da sua loja seja aproximadamente 50.000 pessoas (números estipulados por especialistas). Sabe quais são as chances de um desses pedestres pararem, entrarem em sua loja e se tornarem possíveis consumidores dos seus produtos? Muitas. Ah!...Mas é claro! Ela está no Centro. Errou! As possibilidades não é só porque ela está só no Centro. Para aquele pedestre entrar em sua loja, ele precisa se sentir atraído por algum apelo chamativo de marketing, tais como campanhas de descontos, equipe de vendedores motivados, decoração das vitrines, etc.

 Agora pense nesta mesma loja, porém em outra situação. Agora ela está localizada no final de uma rua totalmente esquecida e sem movimento, longe dos grandes centros comerciais, de difícil acesso, onde a quantidade de pessoas que passam por ali é bastante inferior. Este comércio teria a mesma possibilidade de conversão do que aquela loja localizada no centro da 25 de março? Talvez sim, mas o esforço empregado na divulgação certamente será bem maior e pode ser que o processo seja mais demorado.

Divulgar um produto ou serviço na internet funciona da mesma forma. A única coisa que muda é que agora os consumidores, ao invés de estarem nas ruas, estão do outro lado da telinha. Um site é o mesmo que uma loja e o Google é a rua. E as primeiras páginas dos sites de busca são as grandes metrópoles. Se o seu site ainda não está aparecendo nos buscadores, em especial, nas primeiras páginas, modificar as estratégias para atrair pedestres para a porta da loja é fundamental.

Por que criar um blog é a estratégia mais assertiva para atrair consumidores?

Quem aqui não conhece as grandes varejistas Magazine Luíza, Net Shoes e Amazon - empresas líderes em vendas no segmento varejo on-line? Acredito que quase todos, certo? Sabe o que essas lojas têm em comum? São vistas o tempo inteiro, e dificilmente serão esquecidas. Elas não são aquelas lojinhas lá do final da rua. Essas lojas já são tão conceituadas que, praticamente, se vendem sozinhas, pois estão no Centro das atenções. Se você quer consolidar a sua marca na internet e ser vista como essas grandes marcas, um blog é o melhor custo-benefício. E sabe por que? Porque a internet é movida a informação o tempo todo. Quem nunca sentiu aquela dorzinha e, ao invés de procurar imediatamente um especialista, procurou, primeiramente, informações na internet? Ou, quem nunca tentou uma receita e antes de colocar a mão na massa foi consultar na internet os procedimentos? E de onde partem a maioria dessas informações? De blogs.

Quando se posta conteúdo relevante e que seja relacionado aos produtos ou serviços que você vende, automaticamente você está aumentando as chances do seu negócio ganhar visibilidade na internet.

Estudos de mercado apontam que a América Latina prevê um crescimento de mais de 151 milhões de consumidores digitais até o final de 2019. Estima-se que o número de pessoas atraídas pelas páginas de um blog, por intermédio de postagens diversas, só no Brasil, são mais de 35 milhões.

De acordo com pesquisas realizadas nos últimos dois anos pela empresa e-Marketer, a previsão de crescimento do comércio digital na América Latina já registra um avanço absurdo de consumidores virtuais. Ainda segundo a Ebit, empresa referência em informações sobre comércio eletrônico, mesmo em tempos de crise, só o e-commerce (loja virtual) movimentou cerca de R$21 bilhões de reais na economia brasileira, somente no primeiro semestre de 2017 - crescimento de 7,5% comparado ao mesmo período do ano anterior. Sabe o que isso significa? Significa que se você não tiver as cartas certas na manga para destacar seu negócio na internet, sua empresa vai ficar para traz. E quer saber como conseguir uma fatia desse bolo? Crie um blog.

 Criar um blog é a estratégia mais econômica para o seu negócio ganhar visibilidade

 Um blog pode atrair a milhões de leitores. Mas para isso é preciso escrever conteúdos relevantes. Através do blog, as chances desses leitores serem direcionados diretamente para sua página de vendas (loja virtual, site ou redes sociais) é muito maior. Além disso, aumenta o fluxo (tráfego online) da sua página, ou seja, o número de visitantes em sua “vitrine virtual”. Um post relevante aumenta também as possibilidades de converter esses leitores em possíveis consumidores. Em outras palavras, é como se seu site ou loja virtual estivesse em uma grande avenida comercial, com um ótimo ponto de localização, onde passam milhares de pessoas na porta da sua loja todos os dias, namorando a sua vitrine, entendeu? 

Como criar um blog rápido, fácil e sem complicações

Criar um blog não é uma tarefa tão difícil assim. O processo é bastante simples e hoje em dia existem provedores gratuitos e pagos. basta você pesquisar e escolher o que mais se adequar ao seu perfil. Após a escolha, realize o cadastro e pronto: você já tem um blog. Muitos provedores de hospedagem oferecem construtores com templates de fácil edição, que por vezes, é só arrastar e colar. Não tem mistério! É muito prático. Anote aí alguns provedores que costumam ofertar hospedagem de blog grátis: Click grátis, Webnod, Blogspost, Tumblr. Vale lembrar que é sempre bom consultar ofertas e condições.

Se preferir, você pode criar um blog através de provedor pago. A vantagem de um blog pago é que é possível personalizar seu site com a escolha do tema que mais lhe agradar. Além disso, você tem um painel de controle mais avançado e quase todas as opções são ilimitadas. Os provedores mais utilizados são: UOLHost, WordPress e Blogger. Agora que seu blog já está pronto, vamos falar do conteúdo. 

O que escrever no blog para atrair visitas?  

A produção de conteúdo é a peça mais importante, senão, a principal responsável por gerar todo tráfego do seu blog. Entenda: você só vai conseguir atrair visitantes para sua página quando começar a escrever conteúdos relevantes tanto para o leitor quanto para os sites de buscas (Google, Yahoo...).

 A primeira sugestão é que você não encha seu blog de textos com propagandas, pois isso pode afastar o seu leitor. É importante falar de assuntos realmente relevantes, úteis, e que acima de tudo, prendam a atenção da pessoa que está lendo. Fale de assuntos que estejam conectados ao produto que você vende; por exemplo: se você é dono de uma academia, produza artigos com dicas de treinos, alimentação balanceada, sugestões de eventos de caminhadas, corridas, etc. Não vá falar de dicas de moda, feira de beleza...isso não está diretamente ligado ao seu negócio. 

 O segundo passo é seguir alimentando o blog com artigos, dicas e sugestões, sempre que possível. Não demore atualizá-lo, pois a sua página pode deixar de ser interessante para o seguidor. O ideal, para iniciantes, é de, pelo menos, uma vez por semana. Caso você tenha dificuldades de escrever bons conteúdos, procure especialistas em textos. Além de eles possuírem experiências com marketing de conteúdo, este profissional também está preparado para lhe entregar um texto limpo, bem redigido e com estratégias relevantes para o Google, a fim de que haja posicionamento orgânico (assunto para uma outra ocasião). É importante tomar bastante cuidado, pois um texto mal escrito pode não passar credibilidade para o leitor. Tenha atenção também aos erros ortográficos.

Em casos de dúvidas, procure por empresa especializada no assunto. A KC Comunicação, por exemplo, é especialista em Produção de Conteúdo para blogs, sites, ofertando texto qualificado e bastante interessante para o leitor.

 Por que contratar uma empresa para realizar a Produção de Conteúdo?

 Um especialista no assunto, geralmente, é um profissional em Letras, Jornalismo, Comunicação ou áreas correlatas, e tem total expertise para entregar um texto bem redigido, sem erros ortográficos, com uma comunicação impecável, elevando assim imagem da sua empresa. Além desses atributos, um profissional em Produção de Conteúdo é perito em linguagem digital. Este saberá "amarrar" estratégias assertivas para que seu conteúdo esteja interconectado aos sites de buscas por intermédio de palavras-chave, atraindo assim o leitor para o seu blog.

Vale lembrar que o conteúdo é um dos pontos mais importantes do SEO, pois através dele que os profissionais de Marketing conseguem informar ao Google e aos demais sites de pesquisas mais detalhes sobre os produtos e temas do seu site.

 Por Kelly Couto

Kelly Couto é fundadora da KC Assessoria em Comunicação, pós-graduada UFF Língua Portuguesa, especializando-se em Produção Textual, Argumentação, Linguística Textual e Análise do Discurso pela UFF. Possui Comunicação Interna pela ESPM e Produção textual pela FGV, além de Certificate Of Excellence para Assessoria de Imprensa pela Comunique-se. É Consultora em Linguagem Corporativa e atualmente está à frente da editoria-chefe da Revista Economia S/A.

www.kcassessoriaemcomunicacao.com

 

 
Envie mensagem para nosso whatsapp Envie um e-mail para o Trabalhe Aqui Coworking

COWORKING | TENHA UM ESPAÇO | INSTITUTO DE SOLUÇÕES| APRENDA, ENSINE | SEJA PARCEIRO | FALE AQUI

 
www.trabalheaqui.net - Praça Tiradentes, 73 - 1º andar, Centro - Rio de Janeiro
Trabalhe Aqui Escritório Compartilhado - Todos Direitos Reservados 2017-2018
 

 

E siga o Trabalhe Aqui Coworking no InstagramSeja ParceiroFale AquiInstituto de SoluçõesAprenda, EnsineTenha um EspaçoEntendo o Coworking e saiba um pouco mais sobre o Trabalhe Aqui CoworkingVeja nossa página corporativa no LinkedINVisite nossa página no Facebook